Lição Progress:

Capítulo 2 - Provar ao mundo que a sua ideia vale a pena e desenvolver a sua proposta

3.Colocar a sua ideia à frente dos clientes rapidamente e aprender com ela

Quando está a tentar descobrir se a sua ideia vai funcionar, não há melhor substituto do que experimentála e ver como é que a ideia funciona verdadeiramente. Isto pode parecer um objetivo irreal, uma vez que os produtos e os serviços precisam de financiamento para serem desenvolvidos e só terá acesso a um financiamento considerável depois de testar o conceito. Mas existem maneiras de testar o seu conceito de forma económica. As próximas secções mostram como fazer isto mesmo.

The Lean Startup
Se está interessado em startups ou no mundo dos negócios, provavelmente já ouviu falar da Lean Startup, um termo e um livro criados por Eric Ries. A ideia que está por trás disto é que a maioria das startups falha porque, para descobrir que os seus clientes não os querem de todo ou só não querem determinadas finalidades gastam uma quantidade enorme de recursos no desenvolvimento dos produtos e serviços. O processo Lean Startup oferece um método que permite o desenvolvimento de produtos e serviços através de um processo muito mais focado no cliente e interativo.

A chave do método Lean Startup está no conceito de Produto Mínimo Viável (MVP). Isto define-se como “a versão de um novo produto que permite que uma equipa recolha a quantidade máxima de de estudo validado sobre clientes com o mínimo de esforço”. Esta versão de um produto ou serviço, geralmente, possui os recursos mais básicos, apenas o suficiente para conseguir satisfazer os primeiros utilizadores, uma vez que estes talvez desculpem mais do que outros potenciais clientes. Pense nisto como um protótipo que oferece a alguns clientes para obter o máximo de feedback possível para depois desenvolver versões futuras.

Case study MVP — Visão de impacto:

Melhorar o nosso sistema global alimentar com imagens hiperespectrais

ImpactVision usa a tecnologia de imagem hiperespectral para reduzir o desperdício na cadeia de produção alimentar. O software fornece informações sobre a qualidade dos alimentos, a frescura do peixe, a maturação dos abacates ou a presença de objetos estranhos não evasivos e o cálculo da velocidade da produção. Quando o ImpactVision foi criado, o objetivo inicial dos fundadores era reduzir o desperdício na cadeia de produção de carne. Trabalharam com um instituto de investigação na Alemanha e foi aí que levaram a cabo a sua primeira campanha de imagem e avaliação para entender o PH e a cor dos diferentes bifes das imagens (sendo que o pH e a cor atuaram como substitutos do prazo de validade). Este estudo inicial deu azo a um plano para construírem o seu primeiro MVP. Repetiram o processo com um grande retalhista nos EUA e projetaram a primeira versão da tecnologia ImpactVision composta por um algoritmo de pH e cores de carne bovina e uma interface de utilizador primitiva. Abi Ramanan disse que era “emocionante, porque geralmente só acede a estas informações através da utilização de um colorímetro, um teste de sensibilidade (usando uma faca) e uma inspeção visual usando um medidor de pH, sendo este o teste mais comum”. O próximo passo da empresa levou dois anos, que incluíram a captação de recursos e a alteração do produto.

Princípios Lean Startup:

  1. Os empreendedores estão em toda parte: Uma startup é uma instituição humana projetada para oferecer um novo produto ou serviço em condições de incerteza extrema e não tem nada a ver com o tamanho de uma empresa ou de um setor. A chave é pensar grande, começar pequeno e escalar rapidamente.
  2. Empreendedorismo é Gestão: como instituição, uma startup exige gestão. Gestão flexível, orientada para a aprendizagem, que incentive experiências e que esteja adaptada ao conceito de incerteza extrema.
  3. Aprendizagem Reconhecida: As startups não existem para criar coisas, existem para se aprender a construir um negócio viável. Esta aprendizagem pode ser validada cientificamente, executando experiências que demonstrem e testem cada segmento da nossa visão. A validação permite que se identifiquem os principais riscos no seu produto ou serviço e para depois se fazerem os ajustes apropriados.
  4. Contabilidade Inovadora: A contabilidade inovadora é necessária para responsabilizar os empreendedores pelas suas ações e para melhorar os resultados empresariais. Um empreendedor deve perceber bem a forma de medir o progresso, deve perceber bem como devem ser estabelecidos os objetivos e como deve dar prioridade ao trabalho. Isto exige um novo tipo de contabilidade específico para startups.
  5. Construir-Medir-Aprender: A principal atividade das startups é transformar ideias em produtos ou serviços, avaliar a resposta dos clientes e, de seguida, determinar o que deve mudar ou preservar. Todos os processos devem ter o objetivo de acelerar este ciclo de feedback.

Forma rápida de desenvolver protótipos
Tom Chi desenvolveu o conceito que permite uma forma rápida de desenvolver protótipos. Chi descreve este conceito como “o processo de encontrar o caminho mais rápido para uma experiência direta daquilo que está a tentar criar.” Semelhante à Lean Startup, esta forma rápida de desenvolver protótipos baseia-se na ideia de colocar (a) protótipos nas mãos de potenciais utilizadores o mais rápido possível e aprender com o processo. Em vez de adivinhar, Chi defende a aprendizagem. E, para maximizar a taxa de aprendizagem, defende que se deve minimizar drasticamente o tempo necessário para tentar fazer as coisas, portanto, a criação rápida de protótipos. Em vez de tentar tomar decisões, analisando se algo é bom/mau ou certo/errado, deve concentrar-se em adivinhar ou basear a sua opinião em conjeturas (uma conclusão formada com base em informações incompletas). Chi é mais a favor da experiência direta do que da dita conjetura. Sugerimos que leia a breve lição de Tom Chi (vídeo de 8 minutos) sobre a forma rápida de desenvolver protótipos para começar: https://ed.ted.com/lessons/rapid-prototyping-google-glass-tom-chi.

Não se concentre muito na teoria da Lean Startup ou na Forma rápida de desenvolver protótipos, é verdade que são guias úteis mas não precisam de ser seguidos à risca. A mensagem principal é a de que não deve gastar horas, semanas ou meses a desenvolver um produto ou serviço em sigilo sem que o mostre a um potencial cliente. Desenvolva um protótipo MVP/a, não perca tempo, fale com os utilizadores e ouça os